Atlético-MG bate Godoy na Argentina e avança às quartas da Sul-Americana
Caminho boliviano
Com a vaga garantida diante do Godoy Cruz, o Atlético-MG terá pela frente o Bolívar. Eliminado na fase de grupos da Libertadores, o time boliviano está na Sul-Americana desde os playoffs das oitavas de final, deixando Palestino (Chile) e Cienciano (Peru) pelo caminho. O Galo decidirá o confronto em Belo Horizonte e, se passar, pegará Independiente del Valle ou Once Caldas na semifinal.
Invencibilidade na Argentina
Presente em fases importantes da Libertadores nos últimos anos – e, agora, na Sul-Americana -, o Atlético-MG aumentou a invencibilidade jogando em solo hermano. A última derrota na Argentina foi na Sula de 2020, contra o Union Santa Fé. Desde então, disputou seis partidas no país, com três vitórias e três empates.
Que fase
A eliminação em casa para o Galo acentua a fase ruim do Godoy Cruz, que não vence uma partida oficial desde maio. Houve um período sem jogos, para férias dos jogadores na Argentina, mas a sequência sem vencer chegou a nove partidas, com cinco empates e quatro derrotas – todas de forma seguida.
Mudança de foco
Os jogos contra o Bolívar ainda serão marcados pela Conmebol, mas a previsão é de que aconteçam nas semanas de 16 e 23 de setembro. Até o primeiro jogo, que será na altitude de La Paz, o Atlético disputará três jogos do Campeonato Brasileiro (São Paulo, Vitória e Santos) e terá dois clássicos contra o Cruzeiro, nas quartas de final da Copa do Brasil.
Primeiro tempo
O jogou começou agitado. Aos dois minutos, o árbitro marcou pênalti para o Godoy, por toque no braço de Vitor Hugo, mas anulou após revisão no monitor do VAR. Apesar do lance inicial, o primeiro tempo demorou a engrenar. A primeira chance foi aos 21, com finalização de Nico Fernández defendida com facilidade por Everson. O goleiro do Galo teve que trabalhar de novo aos 28, saindo para defesa à queima-roupa em arremate de Santino Andino. O jovem atacante também assustou em cruzamento venenoso, que não foi desviado e tomou a direção do gol. Antes do apito final, Auzmendi antecipou Júnior Alonso em cobrança de lateral na área e finalizou de perna direita, mas Everson não deu rebote.
Segundo tempo
Assim como a etapa inicial, o segundo tempo começou com emoção. Logo aos dois minutos, Natanael aproveitou bate-rebate na área e finalizou cruzado, de perna direita, para abrir o placar. O Godoy se lançou ainda mais ao ataque, dando espaço para o Atlético contra-atacar. O Galo, no entanto, tinha dificuldades no acabamento das jogadas, errando muitos passes perto da área. A primeira chance de perigo do time argentino foi apenas aos 28, com Arce finalizando rente à trave. Aos 37, Everson fez a defesa mais difícil do jogo, evitando gol de Pol Fernández, que teve cruzamento desviado em direção à meta. No último lance da partida, Montoya foi expulso por acertar um tapa no rosto de Alan Franco.
Por GE
Redação BANFM