Morador que fotografou 'nuvem cogumelo' em explosão na Zona Leste de SP relata momentos de pânico ao ver cena: 'Parecia atentado'

Morador que fotografou 'nuvem cogumelo' em explosão na Zona Leste de SP relata momentos de pânico ao ver cena: 'Parecia atentado'

“Foi do nada. O pessoal se assustou e tremeu tudo em casa. As coisas saíram do lugar e até o pó de gesso caiu. Parecia um atentado.”

O relato é do empresário Fabio Rubemar, que mora no bairro Tatuapé e registrou, do 18º andar de um prédio vizinho, a explosão seguida de incêndio próxima à esquina da Avenida Celso Garcia com a Avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (13). Uma pessoa morreu e ao menos 10 ficaram feridas.

A imagem feita por Fabio captou bem o momento em que a explosão formou uma espécie de "nuvem cogumelo"

Ao g1, ele contou que estava em casa, quando ouviu o forte barulho. Como trabalhou como fotógrafo por oito anos, conseguiu fazer o registro, que deixou até alguns internautas na dúvida, achando que a foto poderia ter sido criada por inteligência artificial.

"Falaram que foi IA, mas não, garanto que foi real. Foi uma loucura. Ficou por uns cinco minutos explodindo e logo já vieram sirenes junto, graças a Deus tem uma base dos Bombeiros do lado", disse Fabio.

"Minha sogra ligou na hora para minha esposa e chorou imaginando que tinham vítimas", disse ainda.

"A gente não sabia muito o que fazer. Se corria, se tentava ver se todos da família estavam bem. Voavam coisas sem parar", ressaltou.

Os bombeiros foram acionados para a ocorrência às 19h45, na Rua Francisco Bueno. A corporação constatou que a explosão veio de uma casa que armazenava fogos de artifício – a pessoa que morreu morava no local.

Na parte dos fundos da casa, funcionava um depósito irregular de fogos de artifício. O imóvel ficou completamente destruído. A causa do acidente será investigada.

"Estamos trabalhando com cautela para poder verificar se tem outra evidência clara quanto aos explosivos e, possivelmente, vamos passar para a Polícia Civil para ver se tem evidência maior sobre essa casa. Ainda não podemos dizer que é clandestina, porque não localizamos o dono, mas sabemos que é um depósito de fogos de artifício", afirmou um oficial do Corpo de Bombeiros.

E ressaltou: "Evidências mostram, e passamos para a Polícia Civil, que seriam fogos que seriam usados em balões. Ainda não sabemos a causa da explosão".

 

Por g1

Redação BANFM